Posts

Professora de Português: Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predi...

Professora de Português: Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predi... : Nome: _________________________________ Turma: __________ Data: ___/___/2016 Leia o trecho abaixo: “Cheguem aqui perto. Mais perto. Qu...

Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predicado; vozes verbais, conjugação e formas nominais - baseado nas falas do Filme Truque de Mestre

Nome: _________________________________ Turma: __________ Data: ___/___/2016 Leia o trecho abaixo: “Cheguem aqui perto. Mais perto. Quanto mais vocês pensam que estão vendo... mais fácil será enganá-los. Eu vou folhear este baralho. E quero que você escolha uma carta. Não esta. E óbvio demais. Preste bem atenção. Foi rápido demais. Vou fazer de novo. Está pronta? -Escolheu uma? -Sim. -Tem uma em mente? -Sim. Está vendo sua carta aqui?  Não.  É porque está olhando muito de perto. O que eu falei a noite toda? -Quanto mais de perto se olha. . . -Menos se vê.” 1. Separa o sujeito do predicado nas orações e escreva indicando (sujeito e predicado): Eu falei a noite toda. Vocês pensam que... 2. Informa e Classifica o sujeito nas orações: Vou fazer de novo: ________________________ Eu vou folhear este baralho: ________________________ Talvez o mais antigo dos negócios. ________________________ 3. Informa as vozes verbais nas orações: Eu falei a noite tod...

Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio

Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio Objetivos : ·          Conhecer, diferenciar, ler com fluência e compreender/interpretar diferentes tipos de textos; ·          Produzir textos coesos e coerentes de diversos gêneros; ·          Reconhecer e analisar do ponto de vista morfossintático orações e períodos. Plano de Ensino Bimestral/2016 Leitura, interpretação e discussão de textos dissertativos, narrativos, informativos, literários e científicos, poesias e imagens (tirinhas, charges). Produção de textos narrativos, de textos opinativos, de resumos (textos informativos, literários e científicos) e outros que incluam a diversidade de recursos da língua. 1º Conceitos semânticos e morfológicos; Variantes linguísticas; Análise de textos , vocábulos e construções - Patrimônio linguístico português (cultura das diversas com...

Conteúdos para o 8º ano: Língua Portuguesa

PORTUGUÊS 8º ANO segundo trimestre – conteúdos e atividades REVISÃO DE CLASSES GRAMATICAIS (substantivo, artigo, pronome, adjetivo, interjeição, preposição, numeral, advérbio e verbo) SINTAXE: Frase, oração e período. (Frase: menor unidade de comunicação lingüística. Exemplos: 1. Sim ! 2. Eu sou professora . Oração: Frase organizada em torno de um verbo ou locução Verbal. Exemplo: Eu sou professora . Período: frase constituída de uma=simples ou mais orações=composto. Exemplos: 1. Eu sou professora. 2. Eu sou professora e vocês são alunos.) Objetivo da análise sintática: “A análise sintática tem como objetivo examinar a estrutura de um período e das orações que compõem um período ” Faraco e Moura. TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO: SUJEITO e PREDICADO SUJEITO: Determinado (simples e composto); Indeterminado; Oculto(elíptico); Inexistente. PREDICADO: Verbal (intransitivos=VI, transitivos<Direto=VTD ou Indireto=VTI ou Direto e Indireto=VTDI); Nominal (Verbo de ligação=V...

A importância do conhecimento

Texto ilustrativo da diferença entre ter conhecimento e não ter... Um caldeireiro foi contratado para consertar um enorme sistema de caldeiras de um navio a vapor que não estava funcionando bem. Após escutar a descrição feita pelo engenheiro   quanto aos problemas, e de haver feito umas poucas perguntas, dirigiu-se à sala de máquinas. Olhou para o labirinto de tubos retorcidos, escutou o ruído surdo das caldeiras e o silvo do vapor que escapava, durante alguns instantes; com as mãos apalpou alguns dos tubos. Depois, cantarolando suavemente só para si, procurou em seu avental alguma coisa e tirou de lá um pequeno martelo, com o qual bateu apenas uma vez numa válvula vermelha brilhante. Imediatamente, o sistema inteiro começou a trabalhar com perfeição e o caldeireiro voltou para casa. Quando o dono do navio recebeu uma conta de $1000, queixou-se de que o caldeireiro só havia ficado na sala de máquinas durante quinze minutos e pediu uma conta pormenorizada. Eis o que o cal...

Cozinhando sem glúten e sem lactose: experiência, dicas e uma pequena lista do que pode...

A postagem de hoje é para começar a registrar a tarefa diária de fuga do glúten, que tenho desenvolvido por causa de meu guri, de três anos, celíaco (alérgico à proteína do trigo e centeio). Primeiro devo esclarecer que sou vegetariana e sempre concilio a alimentação dele com a minha, tornando a tarefa um pouquinho mais complexa. Logo que fui informada do diagnóstico, fiquei sem saber o que dar de alimentação para ele, mas depois de bastante pesquisa, conversa com amigos que passavam pelo mesmo problema e muita coragem, descobri um mundo novo da cozinha livre de glúten.  A primeira dica  que compartilho é algo que sempre fiz: ler os rótulos . Uma prática comum entre vegetarianos e que ajuda a identificar os alimentos que posso usar para preparar comida para ele. Sempre leia, às vezes empresas que não tinham traços de glúten ou lactose, passam a ter. E o oposto também é verdade...; Segunda dica : não exagerar nos alimentos que pode, porque o exagero às vezes leva a uma i...

Ler é uma prática social Unidade 1 - Aula 1 - Atividade 2

Image

A formiga e a neve

*´¯`·. Universo das Fábulas.·´¯`*: A formiga e a neve : Numa certa manhã de inverno, uma formiga saía para o seu trabalho diário. Já ia longe procurar comida quando um floco de neve caiu, prenden...

Mudança de perspectiva

Image
Sempre ouvi que só o tempo ensina, que há um tempo para cada coisa na vida da gente. Mas esse entendimento coincide com o passar do tempo para nós. Para mim... Certamente se eu não tivesse passado por todos os apertos, todos os problemas, com certeza eu não seria quem eu sou hoje. Talvez seja a única vantagem ao se envelhecer: perceber tudo com uma clareza!

Grandes são os desertos, e tudo é deserto. F.Pessoa (Álvaro de Campos)

Image
Grandes são os desertos, e tudo é deserto.    Não são algumas toneladas de pedras ou tijolos ao alto    Que disfarçam o solo, o tal solo que é tudo.    Grandes são os desertos e as almas desertas e grandes    Desertas porque não passa por elas senão elas mesmas,    Grandes porque de ali se vê tudo, e tudo morreu.    Grandes são os desertos, minha alma!    Grandes são os desertos.  Não tirei bilhete para a vida,    Errei a porta do sentimento,    Não houve vontade ou ocasião que eu não perdesse.    Hoje não me resta, em vésperas de viagem,    Com a mala aberta esperando a arrumação adiada,    Sentado na cadeira em companhia com as camisas que não cabem,    Hoje não me resta (à parte o incômodo de estar assim sentado)    Senão saber isto:    Grandes são os desertos, e tudo é deserto.    Grande é a vida, e não vale a pena h...