Posts

Burocracia, Saramago desenha em "O conto da Ilha Desconhecida"

Profundo, brilhante, esclarecedor. Aqui o gostinho da escrita de Saramago que explica bem o que é o sistema de poder e a burocracia: Narrador: Um homem foi bater à porta do rei e disse-lhe:  Homem do barco: Dá-me um barco.  Narrador: A casa do rei tinha muitas mais portas, mas aquela era a das petições. Como o rei passava todo o tempo sentado à porta dos obséquios (entenda-se, os obséquios que lhe faziam a ele), de cada vez que ouvia alguém a chamar a porta das petições fingia-se desentendido, e só quando o ressoar contínuo da aldraba de bronze se tornava, mais do que notório, escandaloso, tirando o sossego à vizinhança, as pessoas começavam a murmurar: Pessoas do reino (murmurando): Que rei temos nós, que não atende?   Narrador: Ai que dava-se a ordem ao primeiro-secretário para ir saber o que queria o impetrante, que não havia maneira de se calar. Então, o primeiro-secretário chamava o segundo-secretário, este chamava o terceiro, que mandava o primeiro-ajudant...

"Pai nosso que estás no céu..."

A famosa oração bíblica está grafada na segunda pessoa, pois Pai nosso é a pessoa com quem falamos. Muitos sites, inclusive o google sugerem "estais" como uma forma correta, mas não é! A não ser que o crente considere o Pai como um conjunto de deuses, a forma correta é "estás". Era isso.

Pérola do youtube: como localizar Carmina Burana sem saber o título!

Image
Eu tive de compartilhar: "como foi difícil localizar teclando he he haw", e não é que o internauta acha pelo yahoo respostas?!

Exercício - sexto ano LÍNGUA PORTUGUESA

Image
TESTE DE LÍNGUA PORTUGUESA Nome: ________________________________ Turma:   Data ___/___/____ 1 . Interpretação de texto. Leia atentamente  a canção “o caderno” de Toquinho/Mutinho. Após responda as questões abaixo. Sou eu que vou seguir você Do primeiro rabisco até o bê-a-bá Em todos os desenhos Coloridos vou estar A casa, a montanha, duas nuvens no céu E um sol a sorrir no papel Sou eu que vou ser seu colega Seus problemas ajudar a resolver Te acompanhar nas provas bimestrais Você vai ver Serei de você confidente fiel Se seu pranto molhar meu papel Sou eu que vou ser seu amigo Vou lhe dar abrigo Se você quiser Quando surgirem seus primeiros raios de mulher A vida se abrirá num feroz carrossel E você vai rasgar meu papel O que está escrito em mim Comigo ficará guardado Se lhe dá prazer A vida segue sempre em frente O que se há de fazer Só peço a você um favor Se puder Não me esqueça num canto qualquer a) Qual o t...

Regra de acentuação de palavras oxítonas

As oxítonas acentuadas  (acento agudo ou circunflexo), conforme orienta Bechara, são as terminadas em: "a"(s), "e"(s) e "o"(s), "em, "ens". Pá, pé e pó são exemplos bons para lembrar. Também e Parabéns. Não tem erro!

Professora de Português: Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predi...

Professora de Português: Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predi... : Nome: _________________________________ Turma: __________ Data: ___/___/2016 Leia o trecho abaixo: “Cheguem aqui perto. Mais perto. Qu...

Atividade - Teste Português 7º ano: sujeito, predicado; vozes verbais, conjugação e formas nominais - baseado nas falas do Filme Truque de Mestre

Nome: _________________________________ Turma: __________ Data: ___/___/2016 Leia o trecho abaixo: “Cheguem aqui perto. Mais perto. Quanto mais vocês pensam que estão vendo... mais fácil será enganá-los. Eu vou folhear este baralho. E quero que você escolha uma carta. Não esta. E óbvio demais. Preste bem atenção. Foi rápido demais. Vou fazer de novo. Está pronta? -Escolheu uma? -Sim. -Tem uma em mente? -Sim. Está vendo sua carta aqui?  Não.  É porque está olhando muito de perto. O que eu falei a noite toda? -Quanto mais de perto se olha. . . -Menos se vê.” 1. Separa o sujeito do predicado nas orações e escreva indicando (sujeito e predicado): Eu falei a noite toda. Vocês pensam que... 2. Informa e Classifica o sujeito nas orações: Vou fazer de novo: ________________________ Eu vou folhear este baralho: ________________________ Talvez o mais antigo dos negócios. ________________________ 3. Informa as vozes verbais nas orações: Eu falei a noite tod...

Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio

Plano de Ensino de Língua Portuguesa 2º Ano do Ensino Médio Objetivos : ·          Conhecer, diferenciar, ler com fluência e compreender/interpretar diferentes tipos de textos; ·          Produzir textos coesos e coerentes de diversos gêneros; ·          Reconhecer e analisar do ponto de vista morfossintático orações e períodos. Plano de Ensino Bimestral/2016 Leitura, interpretação e discussão de textos dissertativos, narrativos, informativos, literários e científicos, poesias e imagens (tirinhas, charges). Produção de textos narrativos, de textos opinativos, de resumos (textos informativos, literários e científicos) e outros que incluam a diversidade de recursos da língua. 1º Conceitos semânticos e morfológicos; Variantes linguísticas; Análise de textos , vocábulos e construções - Patrimônio linguístico português (cultura das diversas com...

Conteúdos para o 8º ano: Língua Portuguesa

PORTUGUÊS 8º ANO segundo trimestre – conteúdos e atividades REVISÃO DE CLASSES GRAMATICAIS (substantivo, artigo, pronome, adjetivo, interjeição, preposição, numeral, advérbio e verbo) SINTAXE: Frase, oração e período. (Frase: menor unidade de comunicação lingüística. Exemplos: 1. Sim ! 2. Eu sou professora . Oração: Frase organizada em torno de um verbo ou locução Verbal. Exemplo: Eu sou professora . Período: frase constituída de uma=simples ou mais orações=composto. Exemplos: 1. Eu sou professora. 2. Eu sou professora e vocês são alunos.) Objetivo da análise sintática: “A análise sintática tem como objetivo examinar a estrutura de um período e das orações que compõem um período ” Faraco e Moura. TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO: SUJEITO e PREDICADO SUJEITO: Determinado (simples e composto); Indeterminado; Oculto(elíptico); Inexistente. PREDICADO: Verbal (intransitivos=VI, transitivos<Direto=VTD ou Indireto=VTI ou Direto e Indireto=VTDI); Nominal (Verbo de ligação=V...

A importância do conhecimento

Texto ilustrativo da diferença entre ter conhecimento e não ter... Um caldeireiro foi contratado para consertar um enorme sistema de caldeiras de um navio a vapor que não estava funcionando bem. Após escutar a descrição feita pelo engenheiro   quanto aos problemas, e de haver feito umas poucas perguntas, dirigiu-se à sala de máquinas. Olhou para o labirinto de tubos retorcidos, escutou o ruído surdo das caldeiras e o silvo do vapor que escapava, durante alguns instantes; com as mãos apalpou alguns dos tubos. Depois, cantarolando suavemente só para si, procurou em seu avental alguma coisa e tirou de lá um pequeno martelo, com o qual bateu apenas uma vez numa válvula vermelha brilhante. Imediatamente, o sistema inteiro começou a trabalhar com perfeição e o caldeireiro voltou para casa. Quando o dono do navio recebeu uma conta de $1000, queixou-se de que o caldeireiro só havia ficado na sala de máquinas durante quinze minutos e pediu uma conta pormenorizada. Eis o que o cal...